TEXTOS EDUCATIVOS

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terça-feira, 1 de junho de 2010

A LEITURA E A CAPACIDADE MENTAL



A LEITURA E A CAPACIDADE MENTAL

A escola tem uma grande responsabilidade com a formação dos indivíduos, e a leitura deve ser a principal aliada nessa luta educacional. O que se percebe nas escolas é a presença de uma juventude completamente envolvida com as atrações tecnológicas, que, aos olhos deles, são muito mais interessantes do que a leitura de um bom livro, pois quando o aspecto visual é muito utilizado, a mente não necessita pensar ou imaginar muitas coisas, pois as idéias ali expostas, já estão prontas. Com o livro é muito diferente, pois a leitura permite ao leitor uma liberdade de pensamento e expressão, fazendo com que o indivíduo exercite sua capacidade mental e aumente sua habilidade cognitiva. A leitura não deve ser apenas o fim, mas o meio pelo qual a educação alcança seus objetivos. Paulo Freire (1988), em uma de suas obras, diz que somente pela leitura o indivíduo consegue obter uma visão do mundo de maneira mais consciente, podendo assim, contribuir para o crescimento de sua sociedade e do meio onde vive. Segundo Mary Kato (1995), a leitura favorece uma interdisciplinaridade entre todos os tipos de conhecimento. Quando o aluno consegue fazer essa associação entre os conteúdos, tem mais facilidade de entendimento de sua própria realidade e compreensão dos assuntos expostos. É notório que a leitura favorece o desenvolvimento cognitivo do ser humano, permite que o indivíduo construa suas próprias idéias e automaticamente, seu senso crítico frente a sua sociedade.
Portanto, como educadores, precisamos incentivar nossos alunos para o aprendizado da leitura, levando para a sala de aula, leituras interessantes, que possam aguçar o desejo e o gosto pelos livros, e conscientizando-os que através da leitura, teremos mais chances de formar gerações mais inteligentes e esclarecidas de seus direitos e deveres dentro de uma sociedade. Com cidadãos críticos, com certeza teremos um país mais estruturado e em constante crescimento acadêmico e intelectual.

REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22.ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80p.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PULCINELLI, Eni Orlandi e Ezequiel Theodoro da Silva. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 3.ed. São Paulo: Ática, 1995.

GRAMMONT, Guiomar de. Ler devia ser proibido. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.

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