TEXTOS EDUCATIVOS

Neste espaço você encontrará muitos textos acerca de diversos temas. Entre eles as diversas formas de linguagem.

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sábado, 10 de julho de 2010

O que é Linguagem?



O que é Linguagem?

A linguagem pode ser entendida como toda e qualquer organização de signos através da qual o ser humano dá formas às suas experiências e vivências, interagindo com o meio que o cerca.


As Libras, as placas de trânsito, o texto escrito, o braile, etc. são exemplos de algumas das linguagens que utilizamos no nosso cotidiano.
Concepções de linguagem
Concepções de linguagem

Concepções de Linguagem

A linguagem pode ser concebida de diferentes maneiras:

 Linguagem como expressão do pensamento
 Linguagem como meio de interação
 Linguagem como forma de interação

Linguagem como expressão de pensamento

De acordo com essa concepção de linguagem, as pessoas que não se expressam bem não o fazem porque não são capazes de pensar. A expressão é processada no interior da mente e sua exteriorização é apenas uma expressão do pensamento.

Essa concepção de linguagem é muito restrita, uma vez que sabemos que há pessoas que não se expressam bem oralmente ou através da escrita, mas isso não significa que elas não pensam, não é?

Representando através de imagem essa concepção de linguagem, teríamos o seguinte: A pessoa não consegue produzir um texto porque não pensa. Estranho, não é? Então, melhor pensarmos em outra concepção de linguagem!

De acordo com essa concepção, um emissor emite a um receptor uma mensagem através de um código, e esse receptor recebe a mensagem tal qual foi enviada pelo emissor.

Essa concepção também é muito restrita, pois não há construção de sentido da mensagem por parte de quem a recebe. O receptor da mensagem a entende da mesma forma como ela é transmitida.


Conforme essa concepção, a linguagem não se manifesta apenas na transmissão de informações entre um emissor e um receptor. É mais do que isso: é um meio de interação social.

Essa concepção considera que há construção de sentido por parte de quem recebe a informação, pois o leitor/ouvinte ativa conhecimentos de várias naturezas (linguístico, textual e de mundo) para entender a informação.

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