TEXTOS EDUCATIVOS

Neste espaço você encontrará muitos textos acerca de diversos temas. Entre eles as diversas formas de linguagem.

SUA VISITA ME ALEGROU!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

DICAS DE LEITURA




UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/Língua Portuguesa
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Olá, Cursista!
É muito importante que você vá ampliando suas leituras. Além do material didático, é bom você procurar ler outras obras, textos, livros , sites que abordem questões relativas à Teoria Literária. Observa as dicas de leitura a seguir e continue estudando.
Abraços,
Ivanda Martins
Profª Executora


AMORA, Antônio Soares. Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1992.
Resumo da obra: A parte inicial do livro contém uma introdução geral à Teoria Literária. A segunda parte apresenta considerações essenciais sobre cada um dos assuntos de que se ocupam os teóricos da literatura: a obra, o autor, o leitor, etc. A terceira e última parte tece considerações sobre as relações entre Teoria da Literatura com os demais estudos literários (a análise literária, a crítica literária, a historiografia literária) e com outras disciplinas (a Linguística, a Estilística e a Psicologia).



SOUZA, Roberto Acízelo. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, série princípios. 1991.
Resumo da obra: Este livro contribui para o estabelecimento de várias questões-chave da Teoria da Literatura, tais como: modos de teorizar sobre a literatura; relacionamentos com as demais disciplinas literárias e humanísticas; objeto e método; principais correntes; finalidades e histórico da Teoria Literária.


PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. São Paulo: Ática, série princípios. 1987.
Resumo da obra: A linguagem literária é estudada a partir das características e das funções bastante distintas que ela apresenta, quando confrontada como discurso cotidiano. O autor focaliza a natureza do signo, da comunicação, do discurso, do significado, do significante, da mimese e dos gêneros literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário