TEXTOS EDUCATIVOS

Neste espaço você encontrará muitos textos acerca de diversos temas. Entre eles as diversas formas de linguagem.

SUA VISITA ME ALEGROU!

sábado, 31 de julho de 2010

Texto: A Moça Tecelã



TEXTO: A MOÇA TECELÃ
Marina Colasanti


Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear.
Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor de luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.
Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.
Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos de algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.
Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza.
Assim, jogando a lançadeira de um lado para o outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava os seus dias.
Nada lhe faltava. Na hora da fome tecia um lindo peixe, com cuidado de escamas. E eis que o peixe estava na mesa, pronto para ser comido. Se sede vinha, suave era a lã cor de leite que entremeava o tapete. E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranqüila.
Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer.
Mas tecendo e tecendo, ela própria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou como seria bom ter um marido ao seu lado.
Não esperou o dia seguinte. Com capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, começou a entremear no tapete as lãs e as cores que lhe dariam companhia. E aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapéu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado, sapato engraxado. Estava justamente acabando de entremear o último fio da ponta dos sapatos, quando bateram à porta.
Nem precisou abrir. O moço meteu a mão na maçaneta, tirou o chapéu de pluma, e foi entrando na sua vida.
Aquela noite, deitada contra o ombro dele, a moça pensou nos lindos filhos que teceria para aumentar ainda mais a sua felicidade.
E feliz foi, durante algum tempo. Mas se o homem tinha pensado em filhos, logo os esqueceu. Porque, descoberto o poder do tear, em nada mais pensou a não ser nas coisas todas que ele poderia lhe dar.
- Uma casa melhor é necessária, -- disse para a mulher. E parecia justo, agora que eram dois. Exigiu que escolhesse as mais belas lãs cor de tijolo, fios verdes para os batentes, e pressa para a casa acontecer.
Mas pronta a casa, já não lhe pareceu suficiente. – Para que ter casa, se podemos ter palácio? – perguntou. Sem querer resposta, imediatamente ordenou que fosse de pedra com arremates em prata.
Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo tetos e portas, e pátios e escadas, e salas e poços. A neve caía lá fora, e ela não tinha tempo para chamar o sol. A noite chegava, e ela não tinha tempo para arrematar o dia. Tecia e entristecia, enquanto sem parar batiam os pentes acompanhando o ritmo da lançadeira.
Afinal o palácio ficou pronto. E entre tantos cômodos, o marido escolheu para ela e seu tear o mais alto quarto da mais alta torre.
- É para que ninguém saiba do tapete, -- disse. E antes de trancar a porta à chave, advertiu: -- Faltam as estrebarias. E não se esqueça dos cavalos!
Sem descanso tecia a mulher os caprichos do marido, enchendo o palácio de luxos, os cofres de moedas, as salas de criados. Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer.
E tecendo, ela própria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palácio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou como seria bom estar sozinha de novo.
Só esperou anoitecer. Levantou-se enquanto o marido dormia sonhando com novas exigências. E descalça, para não fazer barulho, subiu a longa escada da torre, sentou-se ao tear.
Desta vez não precisou escolher linha nenhuma. Segurou a lançadeira ao contrário, e, jogando-a veloz de um lado para o outro, começou a desfazer o seu tecido. Desteceu os cavalos, as carruagens, as estrebarias, os jardins. Depois desteceu os criados e o palácio e todas as maravilhas que continha. E novamente se viu na sua casa pequena e sorriu para o jardim além da janela.
A noite acabava quando o marido, estranhando a cama dura, acordou e, espantado, olhou em volta. Não teve tempo de se levantar. Ela já desfazia o desenho escuro dos sapatos, e ele viu seus pés desaparecendo, sumindo as pernas. Rápido, o nada subiu-lhe pelo corpo, tomou o peito aprumado, o emplumado chapéu.
Então, como se ouvisse a chegada do sol, a moça escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, delicado traço de luz, que a manhã repetiu na linha do horizonte.

de Marina Colasanti.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Minibiografia

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas chegou no Brasil com dois meses de idade. Em 1924
mudou-se para o Recife, chegando a frequentar o colégio João Barbalho. Ficou órfã de mãe aos
oito anos. Em seguida, três anos depois, foi residir no Rio de Janeiro, devido á transferência de
seu pai para aquele estado. Seus estudos un9iversitários tiveream início em 1939. Formou-se em
direito em 1943. Trabalhou como jornalista no jornal A Noite. Ao casar com o diplomata Maury
Gurgel Valente, passou a viver muitos anos fora do Brasil. Publicou Perto do Coração Selvagem,
seu primeiro romance em 1944. Ganhou o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de
Letras, em 1945. Publicou vários romances e livros de conto. Posui diversas obras editadas em
países estrangeiros. Seu último romance publicado foi A Hora da Estrela, o qual foi adaptado
para o cinema em 1985. Faleceu em consequência de câncer, um dia antes de completar seus
57 anos.
Leia mais sobre essa grande escritora no site http://educacao.uol.com.br/biografias/
ult1789u592.jhtm.

Uma galinha - Texto de Clarice Lispector



Uma galinha
Clarice Lispector
Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da
manhã.
Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para
ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade
com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um
anseio.
Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e,
em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo
da cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro
vôo desajeitado, alcançou o telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora
noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma
chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente
algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário
da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia
com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi
percorrido mais de um quarteirão de rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida,
a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua
raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais intima que fosse a presa o
grito de conquista havia soado.
Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Às
vezes, na fuga, pairava ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outros
com dificuldade tinha tempo de se refazer por um momento. E então parecia tão livre.
Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia
nas suas vísceras que fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia
contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como. o galo crê na sua crista.
Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo
instante outra tão igual como se fora a mesma.
Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou. Entre
gritos e penas, ela foi presa. em seguida carregada em triunfo por uma asa através das
telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. Ainda tonta, sacudiu-se um pouco,
em cacarejos roucos e indecisos.
Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida,
exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade,
parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou, respirando,
abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração, tão pequeno num prato, solevava
e abaixava as penas, enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a
menina estava perto e assistiu tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do
acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos:
Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!
Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente.
Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era
nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e
a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca
ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:
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Teoria da literatura
– Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!
– Eu também! - jurou a menina com ardor.
A mãe, cansada, deu de ombros.
Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família.
A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a
cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: “E dizer que a obriguei a correr naquele
estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou
entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a da apatia e a do
sobressalto
Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam tê-la esquecido, enchiase
de uma pequena coragem, resquícios da grande fuga e circulava pelo ladrilho, o corpo
avançando atrás da cabeça, pausado como num campo, embora a pequena cabeça a
traísse: mexendo-se rápida e vibrátil, com o velho susto de sua espécie já mecanizado.
uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se
recortara contra o ar à beira do telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os
pulmões com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado às fêmeas cantar, ela não cantaria
mas ficaria muito mais contente. Embora nesses instantes a expressão de sua vazia cabeça
se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu à luz ou bicando milho – era uma cabeça de
galinha, a mesma que fora desenhada no começo dos séculos.
Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.
Clarice Lispector,
Laços de família. Rio, Francisco Alves, 2ª ed., 1961.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA, LITERATURA E EDUCAÇÂO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE LETRAS A DISTÂNCIA

LLEDUC
Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação
Polo Pesqueira 28 de agosto de 2010
Polo Carpina 04 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS

Polo Carpina 04 de setembro de 2010

TEMA DA OFICINA DATA E LOCAL
OF.01 OFICINA: “APRESENTAÇÕES PARA NOSSAS AULAS”
Formadores/Mediadores: Sandra Serralva e Audrey Rejane

Ementa: Reflexão sobre os efeitos da apresentação (participantes e aprendizagem); possibilidades de utilização; conhecimento das ferramentas.
Polo Carpina 04 de setembro

OF.02 OFICINA: DIÁLOGO ENTRE LINGUAGENS: MPB E LITERATURA
Formadores/Mediadores: Jessica Sabrina de Oliveira Menezes

Ementa: A presente oficina propõe uma análise comparativa entre canções da MPB de artistas como Chico Buarque, Cássia Eler, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Renato Russo, e textos literários brasileiros, especialmente de escritores modernos e contemporâneos – com exceção de Camões e Gregório de Mattos - como Elisa Lucinda, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Affonso Romano de Sant’Anna e Hilda Hilst. Vale ressaltar que, através da comparação proposta, pretende-se trabalhar conceitos advindos dos escritos bakhtinianos, como dialogismo, polifonia e intertextualidade, pois que estes oferecem subsídios à compreensão do fenômeno literário.
Polo Carpina 04 de setembro

OF.03 OFICINA: (H Q) HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Formadores/Mediadores: Claudemir dos Santos Silva; Ednaldo Gomes da Silva; Josemir Pedro da Silva; Synara de Lima Silva


Ementa: Pretende-se através desta oficina, discorrer sobre o “universo criador” deste Gênero Textual, conhecer um pouco da biografia de Maurício de Souza (Um dos grandes idealizadores e pioneiros dos Quadrinhos e da tão conhecida Turma da Mônica) bem como, podermos explorar temáticas como: Variação Linguística, Preconceito Linguístico (sofrido pelo personagem Chico Bento), observar o problema da Dislexia (vivido por Cebolinha) e a presença freqüente das onomatopéias (figura de linguagem) atuante nas produções de HQ.
Polo Carpina 04 de setembro

Of.04 OFICINA: NOVA ORTOGRAFIA
Formadores/Mediadores: Ewerton Ávila dos Anjos Luna

Ementa: Análise da reforma orográfica, observando novas regras propostas para o acordo ortográfico.
Polo Carpina 04 de setembro

Of. 05 OFICINA: SONS, VERSOS E RITMOS: DA HARMONIA À INTERTEXTUALIDADE
Formadores/Mediadores: Iraquitan Jonatan Rodrigues

Descobrir a harmonia das palavras é um convite para embarcar numa viagem que parte do texto e segue para onde sua imaginação conseguir lhe levar. Sons, versos e ritmos será o laboratório ideal para descobrir o autor, o artista, o poeta e o profissional inovador que existe dentro de Você. Polo Carpina 04 de setembro

sábado, 10 de julho de 2010

O que é Linguagem?



O que é Linguagem?

A linguagem pode ser entendida como toda e qualquer organização de signos através da qual o ser humano dá formas às suas experiências e vivências, interagindo com o meio que o cerca.


As Libras, as placas de trânsito, o texto escrito, o braile, etc. são exemplos de algumas das linguagens que utilizamos no nosso cotidiano.
Concepções de linguagem
Concepções de linguagem

Concepções de Linguagem

A linguagem pode ser concebida de diferentes maneiras:

 Linguagem como expressão do pensamento
 Linguagem como meio de interação
 Linguagem como forma de interação

Linguagem como expressão de pensamento

De acordo com essa concepção de linguagem, as pessoas que não se expressam bem não o fazem porque não são capazes de pensar. A expressão é processada no interior da mente e sua exteriorização é apenas uma expressão do pensamento.

Essa concepção de linguagem é muito restrita, uma vez que sabemos que há pessoas que não se expressam bem oralmente ou através da escrita, mas isso não significa que elas não pensam, não é?

Representando através de imagem essa concepção de linguagem, teríamos o seguinte: A pessoa não consegue produzir um texto porque não pensa. Estranho, não é? Então, melhor pensarmos em outra concepção de linguagem!

De acordo com essa concepção, um emissor emite a um receptor uma mensagem através de um código, e esse receptor recebe a mensagem tal qual foi enviada pelo emissor.

Essa concepção também é muito restrita, pois não há construção de sentido da mensagem por parte de quem a recebe. O receptor da mensagem a entende da mesma forma como ela é transmitida.


Conforme essa concepção, a linguagem não se manifesta apenas na transmissão de informações entre um emissor e um receptor. É mais do que isso: é um meio de interação social.

Essa concepção considera que há construção de sentido por parte de quem recebe a informação, pois o leitor/ouvinte ativa conhecimentos de várias naturezas (linguístico, textual e de mundo) para entender a informação.

Alguns Conceitos sobre Literatura



Você já tentou encontrar uma definição para a palavra Literatura? Já foi ao
dicionário com a finalidade de esclarecer este termo?
De acordo com Vitor Manuel de Aguiar (1988), a palavra Literatura em língua
portuguesa foi documentada pela primeira vez em um texto datado de 21 de março de
1510. Inicialmente, o significado de Literatura abrangia tudo o que estivesse relacionado
à letra, à arte de escrever e ler. O indivíduo letrado (sentido popular) ou o literato (sentido
erudito) era aquele conhecedor da gramática, que sabia desenhar e decifrar as letras. Com
o tempo, Literatura passou a designar o conjunto da produção literária de um determinado
país.
As Artes diferenciam-se umas das outras por sua forma de expressarem-se e pela
matéria prima que utilizam. As Artes Plásticas fazem uso da tinta e do pincel; a Música toma
forma através do som; a Dança emprega o movimento para dar vida à sua Arte. E a Literatura
traduz sentimentos e impressões mediante o jogo das palavras. Entretanto, para fazer
Literatura não basta usar uma porção de palavras. O artista da palavra por vezes enfrenta
um verdadeiro combate na busca pela palavra certa. O nosso poeta Carlos Drummond de
Andrade nos fala muito bem sobre isto.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

DICAS DE LEITURA




UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/Língua Portuguesa
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Olá, Cursista!
É muito importante que você vá ampliando suas leituras. Além do material didático, é bom você procurar ler outras obras, textos, livros , sites que abordem questões relativas à Teoria Literária. Observa as dicas de leitura a seguir e continue estudando.
Abraços,
Ivanda Martins
Profª Executora


AMORA, Antônio Soares. Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1992.
Resumo da obra: A parte inicial do livro contém uma introdução geral à Teoria Literária. A segunda parte apresenta considerações essenciais sobre cada um dos assuntos de que se ocupam os teóricos da literatura: a obra, o autor, o leitor, etc. A terceira e última parte tece considerações sobre as relações entre Teoria da Literatura com os demais estudos literários (a análise literária, a crítica literária, a historiografia literária) e com outras disciplinas (a Linguística, a Estilística e a Psicologia).



SOUZA, Roberto Acízelo. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, série princípios. 1991.
Resumo da obra: Este livro contribui para o estabelecimento de várias questões-chave da Teoria da Literatura, tais como: modos de teorizar sobre a literatura; relacionamentos com as demais disciplinas literárias e humanísticas; objeto e método; principais correntes; finalidades e histórico da Teoria Literária.


PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. São Paulo: Ática, série princípios. 1987.
Resumo da obra: A linguagem literária é estudada a partir das características e das funções bastante distintas que ela apresenta, quando confrontada como discurso cotidiano. O autor focaliza a natureza do signo, da comunicação, do discurso, do significado, do significante, da mimese e dos gêneros literários.